

O curso de Formação de Doulas tem carga horária de 40h, acontecerá nos 8 a 10 de junho de 2018 e 7 de julho de 2018 das 08:00 - 19:00h. Será ministrado no Hotel Monte Pascoal em Itamaraju/BA por uma equipe multidisciplinar coordenada pelas enfermeiras Maria Célia Ferreira Martins e Sônia Solange Ennes Pessoa e pela doula Cleide Oliveira Sousa.
O curso tem por objetivo capacitar mulheres para oferecer suporte físico e emocional à gestantes e famílias durante a gestação, parto e puerpério, a fim de favorecer condições para uma experiência de parto saudável e positiva.
Atividades: Serão desenvolvidas através de aulas expositivas e dialogadas, aliando teoria e prática oferecendo situações de aprendizagem para o cuidado de mães e bebês, e contextualizando aspectos éticos, morais, políticos e culturais relativos à gestante e à profissão de Doula.
Estratégias: exposição de slides, fotos, figuras, vídeos, simulação realística, atividades em dupla, atividades em grupo, aulas práticas para a utilização adequada dos recursos não farmacológicos para alívio da dor, como bola suíça, rebozo, massagens e posições verticais, dinâmicas.
Todo o conteúdo programático será exposto em forma de apostila impressa, entregue a aluna, no primeiro dia de aula, para consulta e anotações.
Avaliação: Ocorrerá através de resolução de estudos de caso e discussão em grande grupo, participação das atividades propostas, relatório sobre acompanhamento de uma gestante.
Conteúdo Programático
1. A Doula no contexto histórico
2. A importância e os benefícios da doula para
a mulher
3. Ética – A doula humanizada e a doula tipo-humanizada
4. A doula na era digital
5. O papel político da Doula na sociedade
6. A violência obstétrica e a humanização do
parto e nascimento
7. A doula antes do parto
8. A doula no parto
9. A Doula na recepção do recém-nascido
10. O papel da Doula na amamentação
11. A doula como suporte no puerpério
12. Sou doula, e agora? Profissão ou serviço humanitário?
13. Atividades complementares
Noite com Círculo de Mulheres
Simulação de parto domiciliar
Observações:
1. Usar roupas confortáveis e práticas que permitam movimentar-se
com tranquilidade.
2. Trazer uma canga para o aprendizado do rebozo